sábado, 18 de setembro de 2010

Alquimia, Nicolal Flamel e meu relógio novo!

Símbolo do relogio

Bom, meu primeiro post sobre curiosidade. Pois bem, comprei um relogio de bolso, sim me chamem de antiquado, mais sempre achei legal relógios assim *-*. O relógio é a replica de um, de um anime famoso, Fullmetal Alchemist, o que me levou a procura o significado, do símbolo no interior do relógio o símbolo a esquerda, o símbolo se chama Cruz de Flamel.

Nicolal Flamel
 Sim, tem haver com Nicolal Flamel, se você já ouviu esse nome, ou você é meio viciado em Harry Potter ou já leu algo sobre alquimia. Bom em todo o caso, se você acha que Nicolal Flamel só existe em H.P, nops, ele realmente existiu, Nicolas Flamel foi um alquimista francês que viveu entre os séculos XIII e XIV. No entanto, sua biografia é repleta de lacunas que dão vazão às inúmeras especulações. Sabe-se que nasceu na cidade francesa de Pontoise em 1330. No início de sua juventude, após a perda dos pais, foi à Paris trabalhar e casou-se com a viúva Perrenelle; mulher ligeiramente mais velha, dona de uma inteligência e astúcia ímpares. 
A partir deste momento, até sua morte, os fatos da vida de Flamel se combinam com lendas e geram uma aura mística em torno de sua figura, mas que, no entanto, não se pode atribuir credibilidade sem antes uma pesquisa mais profunda e criteriosa.

Mas alquimia não existe mais, o que antes era considerado alquimia a ciência oculta dos elementos, deu inicio ao que hoje é chamado de química, que é o estudo dos elementos e das reações dos mesmo, tanto orgânica, quanto industrial, mas nada disso existiria hoje em dia, se não fosse pelos alquimistas, os primeiros a estudar as propriedades dos elementos químicos em busca da tão conhecida, pedra filosofal e da vida eterna.

Bom pra quem não sabe, se não fosse pela alquimia, hoje em dia, não teríamos a pólvora por exemplo, que foi criada na china, por um alquimista tentando buscar a formula da vida eterna. Bom Nicolal Flamel, criou o símbolo acima, que, como eu já disse, se chama Cruz de Flamel. Bom mas voltado ao assunto do post, vou tentar explicar mais ou menos o significado da Cruz de Flamel.

Serpente: A serpente como se sabe é um animal frio e venenoso. Assim, o seu simbolismo alquímico será um mineral ou um metal frio e venenoso também. É fácil entender o seu simbolismo por causa dos dois símbolos espagíricos. Marte e o Globo crucífero. Na verdade a serpente é Satúrnia como é designada por Flamel no Brèviére ou Testament e é fria e venenosa como uma serpente.
Cruz: Alquimicamente a cruz ou crucifixo pode simbolizar duas coisas: um cadinho ou a morte (putrefacção do composto).
Aqui, a cruz significa simbolicamente, a morte do composto (amálgama filosófico) Sol ou Lua (enxofre) e o Mercúrio.
Macho e fêmea, isto é o Andrógeno!

Bom é isso, na próxima farei um post mais detalhado sobre Flamel  e um outro sobre alquimia. Espero que tenham gostado do post, se quiserem comentar, meu alter - ego agradece, se não pelo menos marquem algo ali nos quadradinhos =)

3 comentários:

  1. omg, eu quero um relógio assim. Onde conseguiu? Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei nesse site:
    http://genzai.com.br/loja/relogio-bolso-escurecido-fullmetal-alchemist-p-937.html

    ResponderExcluir
  3. Obrigada sou muito fã de FMA e quero comprar também *------* Bjs

    ResponderExcluir

Todos tem direito a deixar sua opinião e agradeço por isso. Essa é area de interação com os que leem meu blog e vou ficar feliz com a opinião e comentários de vocês mesmo que divergentes da minha própria opinião Deste que :
Não tenha nada ofensivo a nenhum usuário do blog, isso inclui homofobia e racismo!
Não haja xingamentos, afinal discutir opiniões opostas é sempre uma boa, mas levar isso para o lado pessoal já é um problema, então não será tolerado palavrões direcionados a outros usuários do blog!
Brincadeira tem limite, nada de humor negro nos comentários!

Qualquer comentário não siga as idéias a cima, sim será excluído.
Fiquem de boa sempre, amiguinhos =)