Bom, como comecei a me interessar por alquimia recentemente, muitas das informações aqui não serão da minha autoria, postarei as fontes no fim do post, se alguém se interessar mais pelo assunto vai ta, la, aqui vou tenta da uma resumida no que é a alquimia, tanto antiga, quando nos dias de hoje. Correcção do ultimo pots, acabo de descobrir que a alquimia ainda é praticada hoje em dia, mas sobre um olhar mais ocultista do que cientifico.
"Embora alguns, influenciados pelo conhecimento científico moderno, atribuam à alquimia um caráter de "proto-ciência", devemos nos lembrar que ela possui mais atributos ligados à religião do que à ciência. Assim, ao contrário da ciência moderna que busca descobrir o novo, a alquimia preocupava-se com os segredos do passado, e em preservar um suposto conhecimento antigo."
"Parte desta confusão de tratar a alquimia como proto-ciência é conseqüência da importância que, nos dias de hoje, se dá à alquimia física (que manipulava substâncias químicas para obter novas substâncias), particularmente como precursora da química."
"A Alquimia é uma tradição antiga que combina elementos de Química, Física, Astrologia, Arte, Filosofia, Metalurgia, Medicina, Misticismo, Geometria e Religião. Existem três objectivos principais na sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores ao ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as doenças e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Ambos os objectivos poderiam ser atingidos ao obter a pedra filosofal, uma substância mística. Finalmente, o terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus. É reconhecido que, apesar de não ter caráter científico, a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química. A alquimia foi praticada na Mesopotâmia, Egito Antigo, mundo islâmico, Pérsia, Índia, Japão, Coreia, China, Grécia Clássica, Roma e Europa."
"Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da longa vida e a pedra filosofal são temas simbólicos, que provêm de práticas de purificação espiritual, e dessa forma, não poderiam ser considerados substâncias reais. O próprio alquimista Nicolas Flamel, em seu "O Livro das Figuras Hieroglíficas", deixa claro que os termos "chumbo" e "ouro" são metafóricos, e que as metáforas serviriam para confundir leitores indignos. Há pesquisadores que identificam o elixir da longa vida como um líquido produzido pelo próprio corpo humano, que teria a propriedade de prolongar indefinidamente a vida daqueles que conseguissem realizar a chamada "Grande Obra", tornando-se assim verdadeiros alquimistas. Existem referências dessa substância desconhecida também na tradição da Ioga"
O que deu pra entender mais ou menos, é que a metáfora de metais transformados em ouro, seria da alma humana purificada, na verdade o que os alquimista buscavam, não era a riqueza. e sim o melhoramento da alma, metáfóricamente falando os metais mais baixos seriam almas imperfeitas e o ouro seria a perfeição e nobreza da alma humana, o poder de tirar o melhor, do pouco. A pedra filosofal seria o entendimento da imortalidade da alma, o corpo pode ficar doente e perecer, mas a alma chamais se extinguir, a alma é eterna ou seja a pedra filosofal existe dentro de nós, ou seja, nossa alma. Isso é uma conclusão minha sobre o texto que eu li, minha humilde opinião.O melhoramento que os alquimistas buscavam era o melhoramento do corpo, da mente e da alma.
Fontes: http://www.misteriosantigos.com/alquimia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alquimia
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alquimia/alquimia.php
"Ao longo do tempo, o caráter mágico foi desaparecendo e a alquimia separa-se da feitiçaria. Nos fins do século XI, ainda na época da Inquisição, muitos alquimistas que trabalhavam para os nobres europeus transformaram em médicos e astrólogos.
No final do século XVI, os últimos alquimistas desapontados e perseguido pela Inquisição e liderados por Rosen Kreutz, formaram uma sociedade, secreta na época e que perdura até hoje: a ordem dos Rosas Cruzes.
Apesar da cobiça pelo ouro ter transformado muitos alquimistas e filósofos em frenéticos especuladores, tanto que alguns chegaram a se transformar em cunhadores de moedas falsas, a alquimia foi responsável pelo grande desenvolvimento dos equipamentos de laboratório e importantíssima para melhorar as técnicas de produção de muitas substâncias químicas."
Bom grande parte do post não foi de minha autoria, mais espero que vocês tenham gostado!
Deixei link's aqui, das fontes pra quem quiser saber mais sobre o assunto, só clica ai!
Bom feriado á todos =)
Deixei link's aqui, das fontes pra quem quiser saber mais sobre o assunto, só clica ai!
Bom feriado á todos =)
Fontes: http://www.misteriosantigos.com/alquimia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alquimia
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alquimia/alquimia.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos tem direito a deixar sua opinião e agradeço por isso. Essa é area de interação com os que leem meu blog e vou ficar feliz com a opinião e comentários de vocês mesmo que divergentes da minha própria opinião Deste que :
Não tenha nada ofensivo a nenhum usuário do blog, isso inclui homofobia e racismo!
Não haja xingamentos, afinal discutir opiniões opostas é sempre uma boa, mas levar isso para o lado pessoal já é um problema, então não será tolerado palavrões direcionados a outros usuários do blog!
Brincadeira tem limite, nada de humor negro nos comentários!
Qualquer comentário não siga as idéias a cima, sim será excluído.
Fiquem de boa sempre, amiguinhos =)