quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Paróquia de Borley

Boa noite galera, bom gostei de escrever matérias com um tema mais sobrenatural, então volta e meia farei matérias assim, sobre assuntos que achar interessantes. E hoje é um desses dias o/

Hoje eu vou falar sobre A Paróquia de Borley. A casa fica em uma região meio desolada e pouco povoada perto da costa leste da Inglaterra, no condado de Essex. A construção foi fundada em 1963 e servia como residência para os pastores da igreja local, é conhecida como a casa mais assombrada da Inglaterra e ganhou fama depois dos estudos do pesquisador Harry Price, fundador do Laboratório Nacional de Pesquisas Psíquicas e o mais famoso caçador de fantasmas de sua época.  Desde o inicio, conta-se, os moradores da casa foram perturbados por aparições fantasmagóricas e ruídos estranhos: um homem sem cabeça e uma moça de branco, o barulho de uma carruagem fantasmal fora de casa, passos arrastados e batidas em seu interior. E havia ainda a figura espectral de uma freira vagando inquieta pela casa e pelo jardim, cabisbaixa e com semblante de pesar.

A história local, é de que no lugar da casa, houvera um mosteiro flanqueado por um convento e que no século XIII um Monge e uma bela noviça foram pegos tentando fugir para poderem se casar, o monge foi enforcado e a noviça fora emparedada viva no convento. Para Price a história pareceu meio batida, afinal fantasma de monges, noviças e carruagens, eram meio comuns na Inglaterra. Mas o fenomenos de Borley acabaram se mostrando mais complexos que isso.

Mais ou menos na mesma época em que Price se interessou por Borley, o casarão começou a ser alvo da enérgica atividade de um poltergeist. Sinos tocavam, luzes acendiam sozinhas e objetos voavam pelo ar. Em 1930 algo mais impressionante ainda e nuncá visto por Price na area, começou a ocorrer na casa, misteriosas mensagens escritas começaram a aparecer nas paredes e em pedaços de papel espalhados pela habitação. O caso mais estranho dessa mensagens foi de Marianne Foyster, ela encontrou um velho envelope com o nome dela e escreu o seguinte recado "O que você quer?" e deixou o envelope no mesmo lugar, quando volto para olha - lo, tinha a seguinte mensagem "Descansar", apareceu abaixo da pergunta.

Durante o ano em que alugou a antiga casa paroquial de Borley, Harry Price e sua equipe não descobriram fenômenos novos, mas um acontecimento sensacional deu a Price informações para chegar a solução que ele estava procurando.

A descoberta deu-se através do uso da planchette, instrumento equipado com um lápis que se move - supostamente guiado por espiritos - na prancheta, escrevendo mensagens pela mão de um assistente. Um suposto espirito que se identificou como Marie Lairre contou que havia sido freira na França do século XVII, mas que deixará o habito para casar-se com Henry Waldegrave, membro da abastada família cuja casa senhorial se erguerá um dia no ponto em que agora existia a residência do pastor. No solar, tempos depois, ela teria sido estrangulada pelo marido que esconderá seus restos no porão. A historia parecia explicar o fenômeno mais instigante daquele lugar. A angustiada figura da freira e as mensagens escritas podiam agora ser interpretadas como indícios de que a mulher fora enterrada em solo não-consagrado, estando por isso condenada a vagar perpetuamente, em uma busca vã pela paz final.

Depois disso ocorreram mais algumas manifestaçõs na casa, de outros espiritos. Em março de 1938 cinco anos após a mensagem de Marie, um outro espirito se manifestou, afirmando que na proxima noite a casa arderia em chamas, Borley não ardeu naquela noite. Mas, onze meses depois, o novo proprietário, o capitao W. G. Gregson, estava desempacotando seus livros quando uma lamparina no saguão caiu, dando ínicio a um incêndio. O fogo alastrou-se rapidamente e a antiga casa paroquial de Borley foi destruída, dando finalmente a Price uma oportunidade para procurar sob a terra alguma prova fisica que servisse para explicar a assombração.
Por varias razões, ele só pediu licença a Gregson para escavar em 1943. "Procurem sob o chão de tijolos, no porão", implorara uma das mensagens dos espíritos; após um só dia de escavações, a equipe de Price descobriu alguns ossos frágeis que acabaram sendo identificados como pertencentes a uma mulher jovem - para Price, a evidencia de que havia algo verdadeiro naquela historia da freira assassinada.
Aparentemente, um enterro cristão para os ossos deu ao fantasma da casa paroquial de Borley o sossego que ele tanto buscava havia tempos. Nunca mais ouviu-se falar de assombrações na casa em ruínas, que foi finalmente demolida em 1944.

Ps1: O texto saiu um pouco mais longo do que imaginava, mas a história do lugar é longa mesmo, acreditem ou não eu resumi uma grande parte dele, tinha bem mais sobre a casa :p HAUSHUAS

Ps2: O blog vai ficar sem postagens até quarta da semana que vem, devido que eu quem vos fala, irei para praia uhu o/

Ps3: Eu to fazendo esses posts sobre assuntos sobrenturais, casas fantasmas e essas coisas ai, e gostaria que vocês, queridos leitores, comentassem se o assunto agrada vocês ou não, to tentando buscara assuntos interessantes e que você possam se interessar também,  mas pra isso sai legal. preciso de opiniões, quero melhorar o blog e o que posto nele, afinal escrevo por vocês =)

Bom final de semana pra vocês e uma ótima noite, depois desse assunto, tenham bons sonhos =)

3 comentários:

  1. adoro historias sobrenaturais esta ótimo o assunto pode continuar postando fico esperando a proxima historia bjs....

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto muito de histórias sobrenaturais, mas ta legal esses posts assim. O que eu quero mesmo é ver quando tu vai publica um do teus contos???!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bons os posts d histórias sobrenaturais, adoro esse tipo de coisa! ;)

    ResponderExcluir

Todos tem direito a deixar sua opinião e agradeço por isso. Essa é area de interação com os que leem meu blog e vou ficar feliz com a opinião e comentários de vocês mesmo que divergentes da minha própria opinião Deste que :
Não tenha nada ofensivo a nenhum usuário do blog, isso inclui homofobia e racismo!
Não haja xingamentos, afinal discutir opiniões opostas é sempre uma boa, mas levar isso para o lado pessoal já é um problema, então não será tolerado palavrões direcionados a outros usuários do blog!
Brincadeira tem limite, nada de humor negro nos comentários!

Qualquer comentário não siga as idéias a cima, sim será excluído.
Fiquem de boa sempre, amiguinhos =)